Jogos Vorazes e Suas Lições

22:02

Jogos Vorazes, é, sem dúvida, uma das minhas séries preferidas, tanto os livros quanto os filmes (porque são muito fiéis). É uma história que não se trata do clássico triangulo amoroso, porque diferente das garotas que não sabem qual cara escolher, a Katniss não quer nenhum dos dois :P Ela está mais preocupada com a família e com o fato de que precisam dela para sobreviver.
Um dos fatos de eu amar essa série é porque é uma crítica social, e trata de desigualdade e do fato da diferença entre classes. Por mais que seja ficção, é uma das poucas histórias que fazem críticas tão atuais e nos ensina coisas que podemos levar para o resto de nossas vidas.
E são exatamente essas lições que quero abordar hoje. Espero que gostem.

01. Critica a sociedade
Os habitantes dos 12 distritos de Panem sofriam com o fato de que, há cada ano, um garoto e uma garota entre 12 e 18 anos precisassem ser escolhidos para lutar em um jogo, literalmente, voraz, onde só um, entre vinte e quatro jovens, sairia vivo. E, enquanto isso, os moradores da tão excêntrica e consumista Capital se divertiam com o reality show, exibido em todo o país.
O problema é exatamente esse. E isso acontece exatamente no mundo real. Enquanto há pessoas que sofrem, tentando não viver, mas sobreviver, passando fome, sede e sem qualidade alguma de vida,  há também aqueles que vivem em sociedades extremamente capitalistas. Que postam foto de tudo que compram nas redes sociais, que não conseguem decidir qual blusa comprar, e acabam comprando as duas, que vivem em salões mudando a aparência. Sem dar a mínima para a minoria.
Como diz o ditado em latim citado no livro: "Panem et circense". Pão e circo. Comida e divertimento. É disso que a sociedade se alimenta hoje em dia.

02. Análise aos sistemas políticos opressores
Em Jogos Vorazes, o país é governado por um presidente, que tá mais para ditador, chamado Coriolanus Snow, ou apenas Snow. Snow, pra quem não sabe, é neve é inglês. E gosto do fato da ironia nesse nome. Significa que o mal também tem seu lado branco.
Ele é o tipo de vilão que não tem um lado bom. Envenenava os concorrentes para ganhar a qualquer custo. Criou os Jogos Vorazes dizendo que seria para manter a paz entre os distritos, mas na verdade era uma forma de permanecer com o país sob controle, de oprimir a população e plantar o medo na nação.
E não se enganem, isso acontece no nosso mundo. E acontece muito. Mas lembre-se da frase dita pelo próprio Snow: "A Esperança é a única coisa mais forte que o medo." Então, enquanto as pessoas se manterem esperançosas e lutarem, o medo poderá ser vencido.
Ah, e no último livro, somos apresentados à presidenta do Distrito 13, a Alma Coin. E, como todos os nomes de Jogos Vorazes têm um significado, Coin é moeda em inglês. E o nome cai como uma luva para a personagem. Seria o ditado: os dois lados da moeda. Ela tem duas caras.
Aparenta ser uma mulher com ideais iguais ao de Katniss, mas descobre-se que, na verdade, tudo o que fez foi com interesse, planejando desde o princípio tomar a presidência caso Snow caísse. E gente, hoje em dia, político nenhum faz as coisas sem esperar algo em troca.

03. Acreditar que você pode ser uma mudança
Acima de tudo e de qualquer coisa, você é a mudança. Tanto para você mesmo, como pode ser para milhões de pessoas. Katniss foi um símbolo para seu povo, pois ela significava a esperança que há muito tempo eles haviam perdido. Ela era o Tordo. Ela era a fagulha no meio da escuridão.
Então, com relação a isso, você já parou para pensar que a gente pode ser como a Katniss?
É exatamente isso que Suzanne Collins, a escritora, quer que a gente seja. Ela quer que tenhamos um pedacinho dos ideais da Katniss em cada um de nós. Quer que sejamos corajosos. Que sejamos fortes. E que sejamos a luz em meio às trevas. E isso serve para qualquer um. Devemos ser fortes em meio à dificuldade. Ser as chamas da revolução. Ser a esperança em meio ao medo. Lutar pelos nossos conceitos e ideais. Devemos ser a Katniss. E eu acho que essa é a coisa que mais importa. É a lição principal que devemos levar pro resto das nossas vidas: lutar e acreditar que podemos mudar e fazer a mudança.

Que a sorte esteja sempre a seu favor,
Emy _III_

You Might Also Like

2 comentários