TAG | Hábitos Literários

11:29

Olá, queridos seguidores, leitores, visitantes e amigos do Geek Girl >.<
Faz muito tempo que queria fazer uma tag, e hoje decidi fazer essa. A Tag Hábitos Literários. São perguntas que se referem aos hábitos de nós, leitores, como o tipo de leitura preferido, quanto tempo passo lendo etc. Espero muito que vocês gostem, e é claro, se identifiquem. Vamos lá?

01. Quando você lê (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)?
Na verdade, sinceramente, quando tenho tempo. Por causa da escola eu não estou podendo ficar lendo sempre, mas, quando posso, me escondo nos montes de papel. Mas, nas férias por exemplo, eu não saia do quarto (ou eu estava lendo ou fazendo maratona de série). Mas agora... Só faço isso quando o livro que estou lendo é tão bom, mas tão bom, que não consigo parar. Vou lendo no ônibus a caminho da escola, passo a madrugada acordada, e assim segue até o livro acabar (e deixar um vazio dentro de mim).

02. Você lê apenas um livro por vez?
Sim. Apesar de nunca ter tentado ler dois ou mais livros ao mesmo tempo, tenho a plena consciência de que eu sou tão tapada que com certeza ia misturar as histórias :P

03. Costuma sublinhar uma ou outra passagem enquanto está lendo um livro ou acha que escrever nos livros é uma ideia abominável?
Não acho que seja nada cruel, mas também não faço. Gosto dos meus livros intactos, novinhos, sem nenhum risco. Mas não julgo mal quem faz. Há sempre aquele trecho que amamos tanto que queremos marcar para ficar mais fácil de conferir quando quiser.

04. O que faz primeiro: lê o livro ou assiste o filme?
Livros, sempre. Porque toda vez que acontece de eu ter visto o filme primeiro, fica parecendo que o livro é que está errado, não o contrario. Eu sempre gosto de ler antes de assistir, e assim poder elogiar se for fiel ou xingar se tiverem inventado uma história completamente diferente.

05. Qual formato de livro prefere (e-book, áudio-livro ou físico)?
Físico, com certeza. Não consigo ler de outra forma, porque eu preciso sentir o papel na minha mão, o cheiro das folhas recém-impressas, a textura da capa e como o livro fica na minha estante.

06. Qual o seu lugar favorito para ler?
Leio em qualquer lugar: silencioso ou barulhento, sem movimento ou movimentado. Até na rua eu leio. O que importa para mim nessas horas é a história e o que está se passando nela. Mas meu lugar preferido é o meu quarto, porque é quentinho, confortável e a porta com chave (pra ninguém me interromper). E quando chove, então? Fica ainda mais aconchegante.

07. Costuma parar de ler no final do capítulo ou para em qualquer ponto?
Depende da situação. Gosto de acabar o capítulo para não ficar perdida no meio dos parágrafos caso eu pare em qualquer página, mas se eu tiver de parar, sempre fixo na mente uma palavra X pra saber onde parei.

08. Como marca os livros quando para a leitura? Marcador, orelha ou dobra a página?
Marcadores são os meus melhores amigos. Nunca marquem com a orelha, por favor! E dobrar a página é crueldade, né? Aliás, já fiz até um tutorial mostrando como fazer um marcador de monstrinho <3 Leia aqui.

09. Prefere séries ou histórias únicas?
Aí é complicada. Adoro histórias únicas porque você não tem que se preocupar de comprar a continuação, nem toda aquela tensão de quando vão publicar o próximo livro (aliás, cadê o terceiro de Os Livros do Princípio, que espero há tempos???). Mas o fato das séries conquistarem o meu coração é que você consegue se apegar melhor aos personagens, aos lugares em que a história se passa (vai me dizer que não se apegou a Hogwarts ou Nárnia?) e é como se aquilo fosse uma parte de você. Por isso, voto nas séries.

10. As capas de uma série têm que combinar ou não importa?
Acho que quando elas combinam, ficam muito mais bonitas. As minhas capas preferidas de sagas são a de Harry Potter. A minha versão é a que as lombadas formam o castelo de Hogwarts, e todas as capas são muito lindas, e em todas as contracapas o Harry está de costas. É muito lindinha *-*

11. Como você organiza sua estante (pelo gênero, título, autor, cor, tamanho ou editora)?
A minha estante é uma mistura de tudo, hahaha! Organizo por tamanho, mas deixo os livros que tratam de um mesmo assunto próximos. Os que têm cores parecidas ficam juntos; os livros de um mesmo autor ficam um do lado do outro também; e os livros de uma mesma editora também ficam perto. E quando é saga, tem que estar um do lado do outro, sim!

12. Você tem algum hábito exclusivo para ler?
Alguns, poderia dizer. Mas acho que são hábitos que a maioria dos leitores tem. Faço metas de leitura, e a que eu mais uso é: lerei pelo menos 150 páginas hoje. Isso me ajuda muito porque me proporciona um cronograma de leitura, e quando bato a meta, é uma emoção muito grande.
Também amo ler ouvindo música. Ajuda ainda mais na hora de se distanciar do mundo real.
Ah, e uma coisa que eu faço muito: sorrio. Quando é aquela cena bonitinha, ou engraçada, ou emocionante, eu sorrio sozinha, sem perceber. É só quando vejo que tem gente olhando pra mim é que me dou conta :v

Bem, é isso. Espero que tenham gostado e se identificado. Deixo aberto para quem quiser fazer, e gostaria que colocassem o link caso façam em seus blogs ou sites. Agora, gostaria de desafiar o Daniel do Guias de Um Leitor a fazer também.

Abraços quentinhos,
Olaf... Ah, não, pera...
Emy >o<

You Might Also Like

0 comentários