QUOTE | O Pequeno Príncipe

19:29

Oi gente!
Hoje decidi falar sobre um dos clássicos mais amados pelo mundo e por mim (<3). Aquele tipo de história que encanta crianças e adultos, não importa a idade. O tipo de livro que, de acordo com que você vai amadurecendo, vai tendo um novo sentido, te fazendo compreender melhor as palavras e te ensinando novas lições.
O Pequeno Príncipe, do escritor francês Antonie de Saint-Exúpery, é e sempre será um livro belo, cativante e encantador. Já li e reli incontáveis vezes, e nunca me canso de suas palavras. São para mim uma fonte de inspiração e de amor.
Confiram meus trechos prediletos desta obra apaixonante.
Espero que gostem.

Resultado de imagem para gif o pequeno principe

As pessoas grandes são decididamente estranhas, muito estranhas.

- Onde estão os homens? - tornou a perguntar o principezinho. - A gente se sente um pouco só no deserto.
- Entre os homens a gente também se sente só - disse a serpente.

- Que quer dizer "cativar"?
- É algo quase sempre esquecido - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
- Criar laços?
- Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu também não tens necessidade de mim.Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo.

- Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz.

- Eis o meu segredo, é muito simples: só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.
- O essencial é invisível aos olhos - repetiu o principezinho, para não se esquecer.
- Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante.
- Foi o tempo que perdi com a minha rosa... - repetiu ele, para não se esquecer.
- Os homens esqueceram essa verdade - disse ainda a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...
- Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, para não se esquecer.

- É bom ter tido um amigo, mesmo se a gente vai morrer.

- As estrelas são belas por causa de uma flor que não se pode ver.

- Os homens do teu planeta - disse o pequeno príncipe - cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim... e não encontram o que procuram...
 - É verdade - respondi...
- E, no entanto, o que eles procuram poderia ser encontrado numa só rosa, ou num poço de água...
- É verdade.
E o principezinho acrescentou:
- Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...

A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...

- À noite, tu olharás as estrelas. Aquela onde moro é muito pequena, para que eu possa te mostrar. Minha estrela será para ti qualquer uma das estrelas. Assim, gostarás de todas elas... Serão, todas, suas amigas. E, também, eu te darei um presente...
Ele riu outra vez.
- Ah! Meu caro, meu querido amigo, como eu gosto de ouvir esse riso!
- Pois é ele o meu presente... será como a água...
- Que queres dizer?
- As pessoas vêem estrelas de maneiras diferentes. Para aqueles que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para os sábios, elas são problemas. Para o empresário, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu, porém, terás estrelas como ninguém nunca as teve...
- Que queres dizer?
- Quando olhares para o céu à noite, eu estarei habitando uma delas, e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Dessa forma, tu, e somente tu, terá estrelas que sabem rir!

- Mas será como uma velha concha abandonada. Não há nada de triste numa velha concha...

Olhem o céu. Perguntem a si mesmos: O carneiro terá ou não comido a flor? E verão como tudo fica diferente...
E nenhuma pessoa grande jamais entenderá que isso possa ter tanta importância!

Se, de repente, um menino vem ao encontro de vocês, se ele ri, se tem cabelos dourados, se não responde quando é perguntado, adivinharão quem é. Façam-me então um favor! Não me deixem tão triste: escrevam-me depressa dizendo que ele voltou...

Resultado de imagem para gif o pequeno principe

Espero que tenham gostado. Quem tiver sugestões para um próximo quote, comenta aí. Fico torcendo aqui para que quem leu O Pequeno Príncipe tenha entendido algumas de suas lições e as tenha levado para a vida.

"Desenha-me um carneiro"
Emy 🌹

You Might Also Like

1 comentários

  1. aaaaaaaah que amorzinho *-*
    Amo, desde bem pequena, e a cada releitura vem um novo significado <3

    -Manu, do P.A.

    ResponderExcluir