05 Coisas que Não se Deve Dizer a um Escritor

20:34

"Ah, mas você nem escreve profissionalmente."
Sim, no momento escrever é apenas um hobby, mesmo estando nessa vida de aspirante a escritora desde os oito anos. Claro que os meus textos antigos não se comparam aos atuais (e agradeço aos livros por isso), mas sei que, se tivesse começado a escrever há poucos anos, não teria a experiência que tenho hoje. E, querendo fazer da escrita o meu trabalho no futuro, ter conhecimento é tudo.
Por isso, antes de começar de fato o post, quero só frisar o seguinte: pra ser escritor, você não precisa publicar livros. Basta escrever.
Mas continuando.
Tenho uma certa impaciência quanto ao fato da maioria das pessoas que me conhecem saberem o quão amo escrever. Porque, por algum motivo sem sentido, eles acham que é fácil. Sério. Acham que basta sentar na frente do computador que em poucas horas vou ter escrito um texto perfeito, sem falhas e pronto para ser lido por outros seres humanos.
Quem dera.
Então aqui estou para mostrar para essas pessoas o quão difícil é escrever (mesmo que seja só um hobby). E, pra você que também escreve, aposto que vai concordar comigo.

01. "Como vai os livros?"
Resultado de imagem para gif writer
Boa parte da minha família acredita que eu sou uma escritora incrível. Acontece que não sou. Não estou dizendo que minhas histórias são ruins ou sem conteúdo. Na verdade, acredito que elas têm futuro. Mas pra elas "acontecerem" preciso de criatividade, tempo e motivação, coisa que eu não ando tendo no momento.
Por isso, pra você que me conhece e que está lendo isso, nunca me faça a pergunta acima. Você não faz ideia do quão desesperada eu fico toda vez que penso na pilha de livros inacabados que eu tenho. Dirigir essas quatro palavras a mim não vai me dar encorajamento, e sim vontade de chorar.

02. "Quando vai publicar?"
Resultado de imagem para gif writer
~suspirando por falta de paciência~
Escrevo já faz sete anos. O que, pra mim, é muita coisa. E, nesses anos todos, eu terminei de escrever apenas um livro. Sim. Um. E olha que, se eu for lê-lo de novo, vou querer mudar muita coisa. Porque eu raramente estou cem por cento satisfeita com algo que eu escrevo. Então, se em todo esse tempo eu escrevi apenas uma história, e esta nem é tanta coisa assim, como você espera que eu publique um livro? It's impossible!
E, fique sabendo, no dia em que eu terminar um livro realmente bom, não vai passar em branco, porque eu vou me certificar que o mundo inteiro saiba.

03. Se [inserir escritor famoso aqui] pode, você também pode
Resultado de imagem para gif revirar olhos
Eu odeio isso. Nossa, odeio mesmo. Primeiro, nunca me compare com um escritor famoso. Se ele ou ela chegou aonde chegou, é porque tem talento e batalhou por isso. Não sou melhor que ele, porque se fosse, já teria escrito algo digno.
Por exemplo, eu sei que nunca vou ser nenhuma J.K. Rowling, mas quero (e posso) me esforçar pra pelo menos chegar aos pés dela. Porque eu sei que eu consigo, com um pouco de persistência e criatividade. O importante é não desanimar.

04. Mas você não faz nada...
Resultado de imagem para gif helena orphan black
Se você é o tipo de pessoa que diz: "Mas você só estuda.", por favor, nunca mais fale comigo. Porque, pra alguém como eu que tem que dividir o tempo em estudar, assistir séries, ler, cuidar do blog, passar um tempo com os amigos e escrever, a escola tem um peso muito grande. Minha mãe mesmo diz que eu tô muito pra baixo, e isso é totalmente verdade, porque eu tô absolutamente cansada.
Por isso, quando chega um fim de semana ou feriado, eu só quero minha quentinha e adorável cama. Claro que me sinto culpada por não estar escrevendo, mas minha mente fica tão cheia a semana toda que eu só quero relaxar e usá-la o mínimo possível.

05. Eu vou ser a primeira na fila pro autografo
Resultado de imagem para gif scream queens
Ah, como essa frase pesa. E quem diz isso não sabe o quanto. Quer dizer, é algo totalmente inocente, dito de uma maneira que demonstra total incentivo. Mas acontece que isso, pra mim, acaba se tornando a tal cobrança.
Você passa a se sentir cobrada a terminar o livro, de fazê-lo dar certo, e de continuar insistindo, mesmo que você queira apenas desistir. Você se sente obrigado a fazer tudo isso porque, em um momento no passado, uma alma aparentemente bondosa lhe pediu um autografo.
É muito peso, gente. Sério.

Enfim, pessoal. Pensei em vários outros itens pra esse post, mas enquanto escrevia, esqueci da maioria. Aplausos pra mim que nunca lembra de anotar antes de escrever.
Bem, espero que tenham gostado e se identificado, e pra você que é meu amigo ou parente e que me diz coisas do tipo o tempo todo, sim, esses tópicos foram mais do que uma indireta.

A que escreve por diversão,
Emy ;)

You Might Also Like

0 comentários