Oscar Literário 2016

22:37

2016 tá finalmente acabando, e eu não poderia estar mais aliviada. Que ano díficil, em? Nunca presenciei tanta desgraça e decepção em toda minha vida. Já tô exausta de tanta patada que tô levando. Cancela 2016, pelo amor.
Porém houve algumas poucas (muito poucas mesmo) coisas boas. Conheci as melhores pessoas e também tive o infinito prazer de me conhecer melhor, de me reinventar. Também cresci mentalmente, e hoje agradeço por ter uma mente muito mais aberta do que há um ano.
Mas uma das melhores coisas desse ano foi com certeza os livros que li. Assim como os filmes e séries que vi e músicas que ouvi, os livros me proporcionaram novas experiências e perspectivas. Não faço ideia de quantos livros foram lidos esse ano (prometo que em 2017 criarei uma meta pra seguir aqui no blog e anotarei cada leitura feita), mas todos foram importantes para minha formação social e moral. Todos eles me ensinaram coisas novas e significativas.
Por isso estou aqui para responder o Oscar Literário, que pretendo fazer todos os anos aqui no blog. Assim como a premiação, vou escolher os indicados para cada categoria e então direi o livro vencedor. A ideia para o post veio do blog parceiro Um Baixinho nos Livros, e resolvi fazer. Vamos às regras:


01) Todos os livros foram lidos por mim durante o ano de 2016, mas isso não quer dizer que os livros sejam especialmente desse ano;
02) Um livro pode ser indicado em mais de uma categoria e também ganhar mais de uma vez;
03) Serão 3 livros indicados por categoria;
04) As escolhas são feitas por minha pessoa, assim como o vencedor, e espero que entendam que a opinião é minha, e vocês têm todo o direito de discordar;
05) Prometo justificativa do porquê determinado livro ter ganho.


Espero que gostem e se divirtam. Peguem o refri e a pipoca, a premiação vai começar...

01. MELHOR LIVRO DO ANO:
Essa categoria não foi muito díficil, porque eu realmente amei Quarto. Eu com certeza não esperava tanto de uma obra, e juro que logo nas primeiras páginas ela já me surpreendeu. O personagem Jack é um menino de cinco anos totalmente cativante e eu queria muito tirar ele das páginas e abraçá-lo. O enredo é bem construído e a dor da mãe do menino pode transbordar pelas páginas, fazendo a gente se comover e até mesmo sentir o que ela está vivendo. É incrivelmente envolvente.

02. MELHOR AUTOR DO ANO:
Mesmo David Arnold sendo o escritor do meu livro preferido e Jojo Moyes ter tido um grande ano, J.K. Rowling é a rainha da literatura infanto-juvenil. Em um ano onde foi publicado o oitavo livro da saga e iniciado uma nova era bruxa nos cinemas, esse prêmio merecia ser dela.

03. MELHOR PROTAGONISTA MASCULINO:
Mesmo eu tendo lido Extraordinário há dois anos, eu o reli em abril deste ano, o que fez eu me apaixonar perdidamente pelo Auggie mais uma vez. A visão da criança de dez anos que tem uma deformidade facial, mas que quer ser visto como um garoto qualquer, é absolutamente arrebatadora. O personagem nos ensina sobre amizade, amor, generosidade e principalmente sobre gentileza. Nos dá uma visão sobre o mundo totalmente nova, onde o sentido de ser gentil passa de qualidade para obrigatoriedade. Porque se todos fossem gentis, o mundo seria um lugar muito melhor.

04. MELHOR PROTAGONISTA FEMININO:
Escolhi a protagonista de Mosquitolândia por vários motivos. A Mim é uma personagem forte, com um passado bem explorado, mas, acima de tudo, real. Ela é real em todos os aspectos possíveis: ela tem altos e baixos como eu ou você; ela tem problemas como qualquer um; ela tem pontas soltas que exigem serem amarradas como todo mundo; ela tem a necessidade de companhia como todas as pessoas que habitam o planeta Terra. Ela é real por isso: é o incomum no corpo comum. Uma verdadeira anomalia. Assim como eu. Assim como você. Assim como o mundo inteiro... Leia a resenha.

05. MELHOR PERSONAGEM COADJUVANTE MASCULINO:
Rudy é e sempre será para mim um dos personagens mais fortes de todos os livros que li. Com uma história marcada pela pobreza e fome, ele ainda continuava uma criança divertida e que não perdia uma partida de futebol na rua Himmel ou uma caminhada por Molching com a Liesel. Um personagem bom demais para ter um destino tão trágico.

06. MELHOR PERSONAGEM COADJUVANTE FEMININO:
Sempre me identifiquei bastante com a Luna, porque ela é da minha casa (Corvinal melhor casa de Hogwarts, sim) e é tão normal quanto eu. A Luna é uma personagem absolutamente importante na saga Harry Potter porque ela nos ensina que devemos ser nós mesmos, nem que isso faça as pessoas acharem que somos loucas.

07. MELHOR ARTE DE CAPA:
Eu acho essa capa maravilhosa e esse livro é maravilhoso! Na primeira vez que o vi na livraria passei duas horas abraçada com ele. Harry Potter e a Criança Amaldiçoada tem com certeza a capa mais linda do ano.

08. MELHOR MUNDO/AMBIENTE CRIADO:
Quem não gostaria de viver em Nárnia? Meu sonho é entrar em um guarda-roupa mágico e se possível nunca voltar. Em um mundo com Aslan, por que diabos eu ficaria em um lugar que tem Trump e (Fora) Temer?!

09. MELHOR TÍTULO DO ANO:
Escolhi As Gêmeas do Gelo porque foi um livro que me surpreendeu bastante, e o que me fez ter interesse nele logo de cara foi o título. Tem um quê de suspense e me deixou totalmente curiosa para devorar o livro (e com certeza não me arrependi). Leia a resenha.

10. MELHOR FINAL DE LIVRO:
O final de Mosquitolândia foi uma mistura de sentimentos. Tristeza por ter acabado junto com algo que eu nunca havia sentido antes. Sabe, eu nunca soube explicar a sensação que eu tive quando enfim cheguei ao fim. Era um calorzinho no coração, com uma felicidade insana totalmente sem sentido. Acho que foi a coisa mais próxima de amor que já senti. Não amor dito. Amor sentido. Amor de verdade.

Bem, gente, é isso. Espero que tenham gostado da primeira edição do Oscar Literário aqui no blog. Aguardem. Próximo ano tem mais!

"Não sou capaz de opinar"
Emy 

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oii Emy, tudo bem?
    Adorei a postagem e as indicações, sobretudo a do Tom (caixa de pássaros), um livro que sou suspeita para falar (AMO DEMAIS!). Enfim, seu blog é muito lindo <3
    Beijos

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caixa de Passáros é maravilhoso!!! Fico feliz que gostou do post e do blog <3
      Beijos *-*

      Excluir